Quem conhece e frequenta com habitualidade os sebos sabe muito bem o que significa a palavra “garimpar”. Nada mais é do que procurar minuciosamente livros, novos ou antigos, raros ou comuns, disponíveis ou esgotados, no seio de um mar de livros, organizados ou desorganizados, a depender do local em que estes encontram-se armazenados. Trata-se, enfim, de uma atividade que exige muita paciência e dedicação. Nota-se, inclusive, que o termo se aplica, também, a busca de cd’s, dvd’s e lp’s.
Ao contrário do que acontece com as grandes livrarias, detentoras de sistemas altamente dinâmicos e informatizados, capazes de indicar com precisão todos os livros ali presentes, os sebos, embora muitas vezes os tenham, catalogam seus livros à moda antiga. Quer isso dizer que os sebos, no mais das vezes, estabelecem um critério de classificação como, por exemplo, pelo nome ou sobrenome do autor, pelo título ou pela área e, em seguida, os catalogam nas estantes respectivas. Cabe ao cliente percorrer os corredores repletos de livros e encontrar os produtos que deseja.
Mas não é só: os sebos compram livros de entidades públicas e particulares diariamente, ou seja, não apresentam um sistema de estoque fixo e contínuo. O livro que hoje pode estar nas prateleiras pode não mais estar amanhã. E é justamente aí que reside a importância de constantemente visitar os sebos. Muito material raro aparece num dia e desaparece no outro. Se você não tem o costume de frequentar os sebos, não pode reclamar quando for a um deles e dizer que não encontrou nenhum dos livros que procurava. Afinal, estes livros poderiam estar nas prateleiras em algum momento.
Garimpando diariamente, semanalmente ou mensalmente, você encontrará diversas raridades, bem como produtos com preço muito mais baixo que os do mercado de livros novos. Não obstante, encontrará primeiras edições, além de livros esgotados e estrangeiros. Os jovens devem, necessariamente, entender o funcionamento dos sebos!

Um dos mais tradicionais sebos do país, com uma loja física de três andares e um acervo de mais de 150.000 títulos.
Fundado em 1999.
Bom dia
Conheço e já vendi livros para voces.
Assim que puder estarei presente novamente.